04/07/2017

Doenças de Inverno em cães – como proteger?

 

Cinomose, Adenovirose, Parainfluenza e a famosa “Tosse dos Canis”. Quando as temperaturas caem e chega o inverno, alguns vírus e bactérias encontram o ambiente perfeito para sobreviverem e infectarem os humanos e também os animais. E é aí que mora o grande perigo, você sabe como proteger o seu cãozinho? Leia a matéria completa e descubra agora mesmo.

 

 

Por que algumas doenças são mais comuns no Inverno?
Alguns vírus como o da Cinomose, por exemplo, não são muito resistentes ao calor, mas no inverno ou em temperaturas mais baixas, eles podem sobreviver por bastante tempo no ambiente. Além disso, no frio é comum que os ambientes fiquem mais fechados, com menor circulação de ar e, consequentemente, se houver um animal doente em um recinto fechado com outros animais, a transmissão é extremamente facilitada e um surto facilmente poderá ocorrer. Assim, antes de mais nada é preciso prevenir os animais!

 

 

Como proteger o cão das “doenças de inverno”?
A principal forma de proteção é através da vacinação do animal antes do período de maior risco. Antes da chegada do Inverno é preciso se certificar que a vacinação do pet está correta e em dia, verificar se a vacina utilizada previne os principais agentes infecciosos, como o vírus da Cinomose canina, o Parainfluenza e o Adenovírus. E em alguns casos, os animais também podem ser vacinados contra a Traqueobronquite Infecciosa Canina (Tosse dos Canis), causada pela Bordetella bronchiseptica.
Outras maneiras de proteger o seu cãozinho é evitando locais de aglomeração de animais nessa época. Evitar ambientes fechados, evitar contato com animais doentes, que apresentem sinais de doenças respiratórias, como secreção nos olhos, secreção no nariz, tosse, espirros, falta de apetite e febre.
Um outro cuidado importante é que se o seu cão estiver com a imunidade baixa, por alguma outra doença concomitante ou pelo uso de alguma medicação imunossupressora também é preciso evitar contato com os animais doentes.

 

Quais as vacinas disponíveis no mercado?
A Venco Saúde Animal possui as vacinas Vencomax 8, 11 e 12 que previnem contra o vírus da Cinomose, Parainfluenza, Adenovirose e outros agentes infecciosos. Se quiser saber mais sobre elas, acesse: www.venco.com.br/categoria/1/canino

 


Meu cão está com uma dessas doenças – o que fazer?
Se o seu cãozinho, apesar dos cuidados, se infectou e está com uma daquelas doenças citadas acima, é importante leva-lo ao veterinário, que analisará o quadro e poderá prescrever as medicações que o pet necessita. Não administre qualquer medicação por conta própria, pois isso poderá ser prejudicial ao animal, além de não tratar a causa corretamente.
A utilização de soros hiperimunes também poderá ajudar o animalzinho a se recuperar, pois os soros possuem, em sua composição, anticorpos prontos para neutralizar os vírus e impedir que a doença continue avançando. Saiba mais aqui

 


Gostou dessa matéria? Então curta e compartilhe com seus amigos.