17/07/2017

 

Os veterinários já sabem: diagnosticar uma doença nem sempre é tarefa fácil. Isso porque muitas doenças têm sintomas semelhantes e precisam de um diagnóstico preciso a fim de que o tratamento funcione adequadamente. E foi pensando nesse problema e na dificuldade de se ter um diagnóstico rápido, de baixo custo e eficiente, que os testes da Linha Senspert da Venco foram lançados em 2013.


Com o uso da técnica da imunocromatografia, mesma técnica utilizada nos testes rápidos de gravidez, com os testes rápidos é possível detectar em alguns minutos o agente infeccioso ou a presença de anticorpos, que aliado aos sintomas, auxilia o clínico a instituir a terapia mais adequada ao cão ou gato, muitas vezes, sem a necessidade de enviar amostras para laboratório ou com o prazo de vários dias para obtenção de um diagnóstico.


Esses testes passaram a fazer parte da rotina veterinária com uma frequência cada vez maior de uns anos para cá. Mas algumas dúvidas sobre o uso desses testes ainda são comuns e por isso, respondemos abaixo os principais questionamentos. Veja:

 

 



1. A VENCO POSSUI TESTES RÁPIDOS PARA DETECÇÃO DE QUAIS DOENÇAS?
Senspert Cinomose: detecção do vírus da cinomose em amostra de secreção nasal ou ocular;
Senspert Parvovirose: detecção do parvovírus em amostra de fezes;
SensPERT E. canis Ab: detecção de anticorpos para Erliquiose canina em amostra de sangue, soro ou plasma;
SensPERT FeLV Ag/FIV Ab: detecção simultânea do Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e de anticorpos contra o vírus da Leucemia Felina (FeLV) em amostra de sangue, soro ou plasma.

 

2. OS TESTES DE DIAGNÓSTICO RÁPIDO SÃO CONFIÁVEIS?
Sim, os testes rápidos da Linha Senspert possuem alta sensibilidade e especificidade. Porém, o diagnóstico clínico definitivo não deve ser baseado em um único teste, devendo ser feito pelo Médico Veterinário após avaliação dos achados clínicos e laboratoriais, em conjunto.

 

3. O TESTE DEU NEGATIVO DENTRO DE 10 MINUTOS, MAS DEPOIS DESSE TEMPO A LINHA TESTE APARECEU. O RESULTADO É POSITIVO?
Recomendamos que o teste seja lido dentro dos 10 minutos. Às vezes, algumas reações não específicas podem ocorrer após esse tempo, causando uma falsa linha teste (T). Portanto, passados 10 minutos, a leitura do teste deve ser desconsiderada.

 

4. QUANDO UTILIZO FEZES COMO AMOSTRA, A LINHA TESTE (T) APARECE NA COR MARROM E NÃO ROXA. TRATA-SE DE UM RESULTADO POSITIVO?
Se utilizar uma grande quantidade de fezes, o resultado pode ser um falso positivo. Isso ocorre porque os excessos de partículas de fezes acastanhadas causam um falso marrom da linha teste. Para evitar que isto ocorra, é preciso utilizar a quantidade adequada (30 mg). Após adicionar na solução tampão, agitar e deixar repousar por 1 a 2 minutos até que as partículas grandes sejam decantadas. Em seguida, adicione a quantidade correta (4 gotas, ou seja, 100 microlitros) de sobrenadante, de acordo com a bula do produto. Veja aqui um vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=UmOFFT0dQiE

 

5. A LINHA APARECEU, MAS COM UMA COR BEM FRACA. O RESULTADO É POSITIVO OU NEGATIVO?
Os testes rápidos da Linha SensPERT da Venco são testes qualitativos e dizem apenas se houve ou não a detecção, seja de anticorpos ou de antígenos (vírus) na amostra, ou seja, apenas dizem SIM (positivo) ou NÃO (negativo). Aparecendo a linha teste, independentemente da intensidade da cor caracteriza-se um resultado positivo. Porém, vale lembrar que nenhum teste é 100% preciso em todos os momentos e em todas as condições e, portanto, todos os resultados dos testes devem ser interpretados juntamente com o estado clínico do animal e a probabilidade prévia de infecção.

 

6. POR QUANTO TEMPO E COMO DEVO ACONDICIONAR AS AMOSTRAS PARA O TESTE?
Caso a amostra não seja testada de imediato à coleta, a mesma poderá ser acondicionada nas seguintes condições:
• Para o Kit Senspert Cinomose ou Senspert Parvovirose: a amostra pode ficar acondicionada em temperatura de 2 ºC a 8 ºC por até 7 dias, sendo que, antes do uso, a mesma deve ser mantida em temperatura de 22 a 25 C.
• Para o Kit SensPERT E. canis Ab (Erliquiose): o soro e as amostras de plasma podem ser armazenadas em temperatura entre 2 °C e 4 °C, para utilização no prazo de até 72 horas. Para períodos mais longos, deve-se manter a amostra em temperatura de -20 °C ou ultra freezer.
• Para o kit SensPERT FeLV Ag/FIV Ab (FIV/FELV): No caso do sangue total, recomenda-se coletar em um tubo contendo anticoagulante e usar imediatamente para melhores resultados. Ou sangue total contendo anticoagulante pode ser armazenado em temperatura entre 2 °C a 4 °C, devendo ser testado em até 24 horas. O soro e amostras de plasma podem ser armazenadas em temperatura entre 2 °C a 4 °C, para utilização no prazo de até 72
horas. Para períodos mais longos, manter a amostra em temperatura de -20 °C ou ultra freezer.

 

7. O KIT SENSPERT PARVOVIROSE DETECTA QUAIS CEPAS DO PARVOVÍRUS?
O kit Senspert Parvovirose é capaz de detectar as cepas de CPV2, CPV2a, CPV2b e CPV2c.

 

8. O QUE PODE TER OCORRIDO EM FALSOS NEGATIVOS? O ANIMAL COM CINOMOSE EM FASE NEUROLÓGICA PODE APRESENTAR RESULTADO NEGATIVO?
Tendo verificado por meio clinico e laboratorial se tratar da doença, e estando negativo no teste, é indicado que a quantidade de vírus presente na amostra é insignificante ou nula (animal não está eliminando vírus, ou até mesmo por porções de amostras excessivamente viscosas, que podem bloquear a migração da amostra diluída na placa teste). Por isso, os kits devem ser sempre usados como auxílio diagnóstico. Em casos de cinomose em fase neurológica, talvez o animal não esteja eliminando o vírus nas secreções oculares ou nasais e é possível que nesta fase, o vírus não seja detectado.

 

9. QUAIS AMOSTRAS EU POSSO UTILIZAR PARA REALIZAÇÃO DO TESTE SENSPERT?
Apenas as amostras indicadas na bula e recomendadas pelo fabricante.


10. ONDE POSSO ADQUIRIR A LINHA SENSPERT?
A lista contendo os distribuidores da Venco encontra-se disponível no site www.venco.com.br no ícone “ONDE COMPRAR”.

 

 

Ainda ficou com dúvidas sobre como usar o teste? Consulte nosso SAC pelo 0800 400 7997 ou [email protected]

 

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